Para começar, bolinha de gude nada mais e que uma bola feita de vidro. Há diferentes tamanhos e cores. Antigamente, há muuuuuuito tempo atrás, as crianças brincavam até com bolinhas feitas com pedra ou metal. O nome varia de região. Os mais conhecidos são: bolinha de gude, gude, pelota, peca…
É uma brincadeira para meninos, meninas e, por que não, adultos!
Brincadeira de bolinhas de gude é bem antiga também. Quando uma brincadeira é boa, ela nunca morre! Há muitas variações. Vejamos algumas conhecidas:
Círculo: Junta-se um grupo de amigos, desenha um círculo no chão, põe as bolinhas de gude e cada jogador tem o objetivo de tirar o maior número possível de bolinhas usando uma outra bolinha, jogando com a ajuda do polegar.
Triângulo:
Mesma regra do círculo, com uma variante: em cada véstice do triângulo é colocado uma bolinha de gude e o restante no meio do triângulo.
Bura ou buraco: Neste jogo, faz-se 3 buracos no chão. Cada um joga com uma bolinha. O objetivo do jogo é acertar todos os buracos na sequência. Uma ida e uma volta. Ao regressar para o buraco de origem, aquela bolinha tem o poder de “matar” o adversário, ficando com a bolinha. Antes disso, antes de chegar de volta ao buraco de onde começou a jogar, cada vez que você acerta numa bola adversária, você recebe o poder de mais uma jogada em caso de erro. [Esse joguei muito com meus irmãos!]
É pegar as bolinhas de gude, chamar os amigos e mandar ver! Invente formas de jogar! A bolinha aceita qualquer parada!